Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Prefeitura inicia recapeamento das avenidas Nova Saneamento e Francisco Porto




22.08.19 17:53

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

A Prefeitura de Aracaju iniciou, na manhã desta quinta-feira, 22, o recapeamento asfáltico das avenidas Gonçalo Rollemberg Leite (Nova Saneamento) e Francisco Porto. A recuperação completa destas vias, que deve durar até dois meses e será executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), é um projeto complementar à revitalização dos principais corredores de transporte e trânsito da cidade dentro do Plano de Mobilidade Urbana. O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou o início da obra.



“Esta é uma obra de suma importância para a cidade. As avenidas Nova Saneamento e Francisco Porto fazem a ligação leste-oeste de Aracaju e estão muito desgastadas. Por isso, iniciamos hoje este recapeamento que vai trazer uma grande melhoria para as duas vias. Este projeto será feito com recursos próprios e com o maquinário da própria Emurb, adquirido recentemente e que permite a retirada do asfalto velho para colocação de uma camada nova, dando mais qualidade ao serviço”, explicou o prefeito.



Edvaldo ressaltou que outras avenidas também receberão o serviço dentro do Programa de Recapeamento da cidade, que está em execução desde 2017 e que tem focado em vias de grande fluxo e em importantes corredores de transporte. O programa se soma ao Plano de Mobilidade Urbana, através do qual está sendo feita a completa recuperação da avenida Beira Mar e que também reformará outros três corredores: Hermes Fontes, Rio de Janeiro e Jardins. Segundo o prefeito, a ordem de serviço para estas obras deve ser assinada ainda este ano.



Problemas nas vias


Em entrevista aos jornalistas que acompanharam o início da obra, o prefeito voltou a reclamar das intervenções feitas pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) nas avenidas de Aracaju. Inclusive, durante o serviço inicial de fresagem da Nova Saneamento, os técnicos constataram que o trecho mais deteriorado da avenida tinha sofrido ação da Deso recentemente.



“É um problema sobre o qual tenho falado há bastante tempo. Já tentamos um diálogo, já propusemos uma parceria para que a Deso contratasse o serviço da Emurb quando fosse fazer o asfalto das vias, mas não houve acordo. Já entramos com ação na Justiça contra a companhia por estragos nas nossas avenidas e eu vou continuar criticando e cobrando, pois não podemos aceitar o que vem ocorrendo”, afirmou Edvaldo.



Recapeamento


O Programa de Recapeamento foi iniciado em 2017 e desde então já recuperou importantes avenidas da cidade como Alexandre Alcino, Augusto Maynard, Jorge Amado, Hildete Falcão, Ananias Azevedo, Gentil Tavares, Julio César Leite, Cláudio Batista, entre outras. Outra avenida que também recebeu o serviço, mas já dentro do novo modelo, que inclui a fresagem, foi a São João Batista.



“Esta obra é consequência da compra de novos equipamentos para a Emurb como a fresadora e a acabadora, que nos dão condições de fazer o mesmo trabalho que tem sido realizado na avenida Beira Mar, que é a retirada do pavimento velho para colocação de um asfalto novo, o que acaba com as irregularidades na via”, afirmou o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.



As avenidas Gonçalo Rollemberg Leite e Francisco Porto cruzam os bairros Pereira Lobo, Luzia, Ponto Novo, Suíssa, Salgado Filho, 13 de Julho, Jardins e Grageru, somando quase 6 km de extensão. Na obra, serão aplicadas 5.600 toneladas de asfalto. A previsão da Emurb é que a obra seja realizada em até 45 dias.



Durante as intervenções, agentes de trânsito estarão presentes nas vias orientando pedestres e motoristas. O prefeito Edvaldo Nogueira pediu compreensão aos cidadãos. “Vai causar um transtorno, mas pedimos a compreensão da população. Atuaremos para minimizar o impacto no trânsito e em breve, com a conclusão da obra, teremos um grande benefício para todos”, declarou.




Contatos

banner-fala-cidadao3