Prefeitura apresenta à Câmara de Vereadores detalhes sobre investimento e reforça transparência do processo de aquisição dos ônibus 100% elétricos
21.08.25 17:30
-
Criado em Quinta, 21 Agosto 2025 17:30
Para dar mais transparência ao processo de investimento na nova frota de ônibus 100% elétricos que passou a integrar o transporte público da capital, o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Nelson Felipe, e o procurador do Município de Aracaju, Hunaldo Mota, compareceram nesta quinta-feira, 21, à Câmara Municipal de Vereadores, atendendo a pedido dos parlamentares. Também esteve presente André Costa, representante da TEVX Higer, empresa responsável pela fabricação dos ônibus adquiridos.
Na ocasião, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, destacou a importância de atender ao pleito dos vereadores, uma vez que o Legislativo aprovou o empréstimo para a aquisição dos ônibus, e caminha junto ao Executivo em busca de um objetivo comum: a oferta de um sistema de transporte público coletivo seguro, acessível e eficiente à população. “Como servidores públicos, como secretários do governo da prefeita Emília, temos a obrigação de comparecer à Câmara assim que a gente é convidado. Aconteceu esse convite para mim, para o procurador-geral, Hunaldo, e para a própria empresa que está vendendo os ônibus elétricos. E a gente veio à Câmara fazer o esclarecimento das dúvidas dos vereadores, aquilo que nos for perguntado em relação à compra, ao contrato e ao modelo de aquisição”, destacou o superintendente da SMTT.
Nelson também apontou os atributos que justificam a escolha por esses veículos, enfatizando a necessidade de promover responsabilidade ambiental na cidade. Ele relatou que várias capitais brasileiras já estão migrando para esse tipo de mobilidade. “Os ônibus elétricos hoje, no país, são uma tendência irreversível, não temos como voltar mais atrás sobre esse tipo de mobilidade, chamada de eletromobilidade. Nós temos hoje no país uma renovação completa da frota do transporte público. É aquele tipo de mobilidade que é a mais limpa, aquela que mais colabora com a ecologia, com o meio ambiente”, relatou.
O procurador do município, Hunaldo Mota, classificou a ida dos representantes à Câmara como uma missão cumprida e destacou os avanços perceptíveis no transporte público coletivo."Eu entendo como uma missão que nos foi confiada, a mim e a Nelson, no caso dos servidores, que, na nossa visão, e na minha em particular, foi totalmente cumprida, foi algo combinado com os vereadores. Nos oportuniza, inclusive, esclarecer o que a sociedade precisa realmente saber. A prefeita Emília confiou e entendo como missão completa. Agora eu sei quem está ganhando, o povo de Aracaju, com a qualidade de transporte, que é clara, é uma mudança radical em muito pouco tempo, é pouquíssimo tempo, nós estamos falando do oitavo mês de administração. O município tem aprovação no transporte público de quase 70%", disse ele.
Já o representante da TEVX Higer, André Costa, apresentou um mapa de preços em nível nacional de veículos semelhantes aos comprados pela Prefeitura de Aracaju. "O único preço diverso ao preço adquirido em Aracaju é o preço das licitações conduzidas pelo Governo do Estado, que detém isenção de ICMS. E da parte da empresa, não haveria nenhum problema da gente realizar um aditivo contratual concedendo desconto proporcional se o Governo do Estado de Sergipe conceder, igualmente, a isenção do ICMS. Para cada ônibus, cerca de R$ 400 mil vão só para o caixa do Estado. A prefeita Emília entregou a portaria de seis estados onde o ICMS é isento para esse tipo de veículo", destacou.
Com a chegada dos 15 ônibus elétricos, Aracaju se tornou a primeira capital do Nordeste a contar com um sistema urbano próprio movido 100% a energia limpa, com emissão zero de poluentes e baixo nível de ruído, evitando a emissão de aproximadamente 1.650 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por ano, o equivalente ao plantio de 18 mil árvores.
Os ônibus contam com piso rebaixado e sistema automático de rebaixamento, para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes, idosos e gestantes.