I Congresso Municipal de Educação para o Trânsito encerra com troca de experiências e conhecimentos
26.09.25 13:01
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Sexta, 26 Setembro 2025 13:01
O I Congresso Municipal de Educação para o Trânsito e Mobilidade Urbana chegou ao fim nesta quinta-feira, 25, coroando três dias de debates, reflexões e aprendizados. Promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o evento reuniu palestrantes especialistas, agentes e profissionais de diferentes áreas ligadas ao trânsito.
A última noite foi marcada por três painéis de debates com temas de grande relevância: “Papel do Agente de Trânsito no Sistema de Segurança Viária”, “Novas realidades: Tecnologias e Inovação no Trânsito” e “Estratégias de Educação para o Trânsito: Possibilidades e Desafios”. Durante as discussões, o público pôde refletir sobre responsabilidades e desafios dos agentes, o impacto das inovações tecnológicas na mobilidade urbana e a importância da educação como instrumento para redução de sinistros.
Durante os painéis, os participantes tiveram a oportunidade de aprender com a troca de experiências dos profissionais. Representando o superintendente Nelson Felipe, a consultora executiva da SMTT, Selma Dantas, fez um balanço positivo do evento. “Finalizamos hoje o terceiro dia do congresso e já estamos com saudades. Foi muito importante reunir tantas pessoas, tantos especialistas para falar desses temas tão importantes, como a mobilidade e a educação para o trânsito. E quando a gente fala de trânsito, a gente fala de vidas. Para todos que participaram, foi uma grande oportunidade de se capacitar com o melhor que a gente tem aqui no nosso estado de Sergipe. Temos excelentes profissionais aqui, que não deixam nada a desejar para nenhuma cidade”, afirmou.
Um dos painelistas do congresso foi o agente J. Diego, que falou sobre o tema “Papel do Agente de Trânsito no Sistema de Segurança Viária”. Para ele, a participação no evento foi uma importante oportunidade. “Às vezes nós acreditamos estar munidos de todos os conhecimentos, principalmente em se tratando de educação para o trânsito e mobilidade urbana, mas a gente sempre tem muito a aprender. Então, nesse congresso eu trouxe um pouco do meu conhecimento, mas também pude aprender informações, dados, experiências vividas por outros agentes”, disse.
Aprendizado
Para o público que participou, o congresso foi um momento de grande aprendizagem. Foi o caso da autônoma Daniele Françoise, que esteve presente durante os três dias. “O que me motivou a vir ao congresso foi entender que o trabalho dos agentes de trânsito não é só sobre multas, mas eles também nos ensinam a ter mais educação no trânsito, evitando acidentes. Esse congresso foi uma reciclagem mental, uma reciclagem como pessoa. Entendo que a SMTT trabalha para proteger vidas”, disse.
Opinião semelhante teve a jornalista do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Nathalia Caxico, que destacou a importância do congresso como espaço de aprendizado coletivo. “Esse congresso foi uma forma de passar conhecimento, de trocar experiências, e a gente vai aprendendo um com o outro. Teve a oportunidade do público falar, e de cada palestrante contar todas as suas experiências de trabalho, conhecer várias figuras importantes e muito inteligentes, repletas de conhecimento para passar. Foi um evento muito rico”, declarou.