Nove meses de gestão: SMTT de Aracaju moderniza o transporte público, investe em segurança viária e melhora o atendimento ao cidadão
01.10.25 09:49
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Quarta, 01 Outubro 2025 09:49
Nos primeiros nove meses de gestão, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), deu um salto de qualidade em relação à mobilidade urbana, com ações voltadas para modernizar o transporte público, investir em segurança viária e melhorar o atendimento ao cidadão. Para o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, os primeiros nove meses de trabalho já demonstram mudanças significativas na mobilidade da cidade.
“Nosso ponto focal de atuação foi o que mais atinge a população e certamente a precariedade vista no transporte coletivo fazia o aracajuano agonizar, sentir-se humilhado diariamente. O bem-estar da população é a força que nos move para elevar a mobilidade urbana de Aracaju a um patamar de respeito com todos. Temos buscado construir um sistema efetivamente eficiente e humano, com iniciativas que ofereçam à população um serviço público cada vez melhor”, afirmou o superintendente.
Mobilidade Urbana
Um feito inédito concretizado pela Prefeitura de Aracaju foi a oferta de ônibus com ar-condicionado, os chamados “Geladinhos”. Atualmente, a população já conta com 73 veículos climatizados, proporcionando mais dignidade e conforto aos passageiros que utilizam o transporte coletivo diariamente. Outra inovação da gestão, em apenas nove meses, foi consolidar Aracaju como a primeira capital do Nordeste a contar com uma frota de 15 ônibus 100% elétricos, um marco histórico para a mobilidade urbana da cidade. Além de importante iniciativa de ampliação de frota para Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros.
Além de melhorar a qualidade de frota, ainda no início do ano a Prefeitura de Aracaju decidiu manter o valor da tarifa de ônibus congelada em R$ 4,50, medida que contribui para preservar o poder de compra da população. Somado a isso, a idade média da frota foi reduzida para 7,74 anos, com a inclusão de 39 novos veículos no sistema, o que evidencia a busca pela qualidade e modernização do serviço oferecido.
Usuária da linha 400.1, Circular Santa Lúcia, a auxiliar administrativa Eunice de Oliveira Silva elogiou a novidade e destacou a importância dos elétricos. “É uma transformação total do que a gente tinha antes. A gente entrava, não sabia se chegava em casa. Quando o ônibus passava ali no elevado, não sabia nem se subia. E, graças a Deus, agora estamos indo com conforto e segurança para os nossos lares, indo e voltando em paz”, relatou.
A SMTT também intensificou as ações de fiscalização de táxis e transporte escolar. Até o final de setembro, foram realizadas cerca de 1.450 vistorias, com uma média mensal de 160 inspeções, garantindo mais segurança e qualidade nos serviços prestados à população. Essa medida garante a segurança aos usuários do sistema.
Nesse mesmo período, a SMTT prestou apoio a 815 eventos públicos e particulares, contribuindo para a organização do trânsito e a segurança viária. Além disso, foram realizadas 274 ações de educação para o trânsito, alcançando 11.388 pessoas.
Atendimento ao cidadão
Mais do que investir em frota e fiscalização, a gestão tem buscado estreitar a relação direta com a população. Somente nesses primeiros nove meses, a SMTT já emitiu e entregou 5.404 credenciais de estacionamento para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, incluindo os autistas, público que por lei tem direito à reserva de vagas especiais em estacionamentos públicos e privados. Também nesse período, já foram entregues 4.077 cartões de Passe Livre para Pessoas com Deficiência (PcD).
Uma das principais ações de atendimento ao cidadão é por meio do Centro de Controle Operacional (CCO), através do número 118. De janeiro a setembro foram registradas mais de 18 mil ligações para atender as mais diversas ocorrências no trânsito. O maior destaque foi a quantidade de sinistros de trânsito. Durante esse período, foram atendidos 2.357 sinistros, sendo 1.894 sem vítimas e 463 com vítimas.
Outra situação bastante solicitada pela população ao CCO foram as ocorrências de guia rebaixada, em um total de 1.538 até o final de setembro. Ainda nesse período, o CCO atendeu a 447 solicitações relativas a estacionamento em locais com placas de proibido estacionar.
Segurança viária
Outra ação estratégica da SMTT para garantir a segurança viária é a manutenção constante da sinalização nas ruas. Nesses primeiros nove meses de gestão, as equipes da Diretoria de Planejamento e Sistemas (DPS) executaram um total de 1.567 sinalizações. Entre elas, 537 repinturas de sinalização horizontal; 427 implantações de sinalização vertical; 276 reimplantações de sinalização vertical; e 237 implantações de sinalização horizontal.
O programa Aracaju Segura foi mais uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju que tem contribuído no auxílio à prevenção e solução de crimes na cidade. Aliando a tecnologia ao trabalho dos agentes de trânsito e guardas municipais, as informações obtidas pelas câmeras têm sido utilizados para o monitoramento em tempo real e resposta rápida a situações de risco. Até o fim de setembro, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju forneceu mais de 100 imagens para órgãos de segurança pública com o objetivo de subsidiar os inquéritos policiais.
As imagens e informações são cedidas a diversos órgãos da segurança pública, como Polícia Militar, Delegacia de Turismo (Detur), Delegacia Especial de Delitos de Trânsito (DEDT), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Divisão de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), entre outras delegacias.
Com investimento de R$ 12,7 milhões, o cercamento eletrônico da cidade conta com a instalação de 207 câmeras inteligentes em pontos estratégicos, como corredores viários e terminais de integração. Os equipamentos realizam leitura automatizada de placas, com monitoramento 24 horas pelo Centro de Controle Operacional da SMTT. O sistema está integrado a bancos de dados nacionais, fortalecendo a capacidade de atuação preventiva e investigativa.