Open Source Sofware

Busca

Campanhas 2023

Blitz educativa abre Semana Nacional de Trânsito em Aracaju




19.09.22 16:46

Uma blitz educativa para motociclistas abriu a Semana Nacional de Trânsito em Aracaju, na manhã desta segunda-feira, 19, na avenida Tancredo Neves. Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sest/ Senat e a SMTT de Nossa Senhora do Socorro, orientaram os motociclistas para a necessidade de adotar condutas mais seguras no trânsito.


Durante toda a semana, serão realizadas ações educativas em algumas vias da capital e palestras com estudantes da rede pública e privada de ensino, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito no trânsito para evitar acidentes e salvar vidas.


Em 2022, de janeiro a agosto, de acordo com dados parciais, a SMTT registrou 2.443 acidentes de trânsito em Aracaju e 26 óbitos. Em 2021, no mesmo período, a quantidade de sinistros foi de 2.161, o que aponta um crescimento de 13%.


Segundo o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, só é possível reduzir a quantidade de acidentes com a conscientização de todos que fazem o trânsito.


"Nessa ação, focamos nos motociclistas que é um grupo que se envolve bastante em acidentes e merecem uma atenção especial. Hoje, nossa equipe da Coordenadoria de Educação e o grupo de Cones de teatro, em parceria com a SMTT de Nossa Senhora do Socorro, a Secretaria de Saúde e o Sest/Senat fez essa abordagem aos motociclistas, orientando sobre a sua própria segurança e em relação ao seu comportamento no trânsito. É necessário um comportamento mais seguro para reduzir o número de acidentes", ressalta Thiago.


As ações da SMTT são baseadas nos dados do Programa Vida no Trânsito, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A coordenadora do Programa, Lidiane Gonçalves, explica que é feito a gestão de segurança no trânsito da capital através dos dados colhidos junto aos órgãos de trânsito e de saúde.


"A ideia principal do Vida no Trânsito é que a gente possa focar nas informações de acidentes de trânsito para que elas norteiem as nossas ações. O planejamento de ações de educação para o trânsito é baseado nessas informações que apuramos juntos aos órgãos que fazem a gestão de segurança. Escolhemos a avenida Tancredo Neves para essa ação inaugural porque ela é uma das vias de Aracaju em que mais acontecem acidentes graves de trânsito e precisa de atenção", explica Lidiane.


Além disso, para reduzir os sinistros de trânsito, a SMTT vem realizando ações educativas e de monitoramento com os agentes em pontos estratégicos da cidade, como conta o superintendente da SMTT, Renato Telles.


“Dentro do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju está a redução do número de sinistros de trânsito e temos atuado nas principais avenidas da cidade, tanto com ações educativas, monitoramento dos agentes da SMTT e também com um constante trabalho de pintura e reposição das sinalizações para dar mais organização e segurança ao trânsito”, declara Telles.


Motociclistas


O motoboy, José Nilson, usa a motocicleta para trabalhar e acredita que ações educativas são importantes para conscientizar os condutores.


"Os próprios motoristas precisam ter mais respeito e atenção, tanto os motociclistas, quanto os condutores de carros e veículos maiores. Só assim os acidentes serão evitados. Eu procuro fazer minha parte para minha segurança e para segurança do próximo", pontua José.


O vendedor Nilton dos Santos, lembra que a maioria dos acidentes poderia ser evitado se os motoristas tivessem um comportamento mais seguro no trânsito.


"Ações como essa são necessárias para lembrar que o trânsito é muito dinâmico e que o respeito e atenção são fundamentais para evitar acidentes. As pessoas precisam respeitar as leis de trânsito e ter mais empatia", afirma Nilton.


Programação



Até a próxima segunda-feira, 26, várias ações serão desenvolvidas em alusão a Semana Nacional de Trânsito. Confira a programação:


20/09 – terça-feira
Ação de Rua
Local: Av. Tancredo Neves
Horário: 6h30


Ação de Escola
Local: Av. Alexandre Alcino, 950. (Diomedes Santos Silva)
Horário: 8h e 14h


21/09 - quarta-feira
Aventuras da Nina (Grupo Cones)
Local: Biblioteca Ivone de Menezes Av. Augusto Franco S/N
Horário: 10h às 16h


Palestra
Local: Av. Pedro Paes Azevedo, 694. (Colégio Pro Mundo)
Horário: 9h e 14h


22/09 - quinta-feira
Dia Mundial sem Carro - Ação educativa para ciclistas
Local: avenida Augusto Franco (Posto ECKO)
Horário: 6h30


Ação Escola
Local: Av. Sônia Alves Lopes, 2250. (Colégio Espírito Santo)
Horário: 9h e 14h


23/09 - sexta-feira
Ação Escola
Local: Rua Tênisson Ribeiro, 606. (Colégio Le Petit)
Horário: 9h


Contatos

banner-fala-cidadao3