Open Source Sofware

Busca

Campanhas 2023

Maio Amarelo: SMTT leva mensagens sobre trânsito seguro a diversas instituições




25.05.23 15:14

 

Trânsito seguro e preservação da vida são alguns dos temas abordados nas ações da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju. Até o final deste mês, no âmbito da campanha Maio Amarelo, palestras, apresentações teatrais e outras atividades educativas contemplarão diversas instituições da capital e estudantes. Nesta quarta-feira, 24, colaboradores de uma empresa de transporte assistiram a apresentação feita pelo grupo Cones de Teatro, que faz parte da CET.


"Falamos sobre segurança no trânsito e no final da encenação do teatro, realizamos uma abordagem sobre a percepção de riscos, com ênfase na atuação preventiva de condutores, ciclistas, motociclistas e pedestres para preservação da vida", explica o agente Reinato Santos, integrante da CET.


As ações educativas realizadas pela SMTT contemplaram alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Etelvina Amália de Siqueira, localizada no bairro Porto D'Antas. Na escola, foi apresentado o espetáculo "Chapeuzinho Vermelho: Uma aventura no trânsito".


"Levar o tema 'Educação para o Trânsito' ao universo infantil é usar a arte como fio condutor e estar sujeito a respostas imediatas, vindas desse público e até mesmo dos pais", explica o ator e integrante do grupo Cones de Teatro, Hiel Gomes. 


No enredo, a personagem Chapeuzinho Vermelho utiliza a tecnologia, e mesmo com acesso às informações vive os perigos de quem desrespeita as leis de trânsito. Durante a encenação, ela conta com o auxílio de outros personagens e até mesmo das crianças para melhorar a vivência na cidade grande.


"As crianças aprendem muito com analogias. Nesse caso, feita entre os ensinamentos para o uso de um trânsito seguro e as histórias infantis, como a de Chapeuzinho Vermelho, que é bastante contada nas escolas. O conteúdo alcança mais facilmente a realidade desses meninos e meninas", pontua a coordenadora pedagógica da Emei Etelvina Amália de Siqueira, Simone Andrade.


Caps AD Primavera

Já o cortejo musical também realizado pelo grupo Cones de Teatro foi motivo de alegria, mas especialmente de instruções, para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial AD Primavera, no bairro Atalaia. A atividade foi resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a SMTT.

 
"O público que atendemos está em situação de vulnerabilidade social, logo pedestres que precisam estar inseridos em questões relacionadas à educação para o trânsito e à preservação da vida, temas estes que se encaixam nas reflexões sobre reintegração social", explica a oficineira Ana Carolina Frinhani.

 
Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento global que ocorre em várias cidades do mundo para chamar a atenção da sociedade para os altos números de sinistros no trânsito e disseminar boas práticas que o torne mais seguro. Todas as mensagens de conscientização da campanha deste ano são norteadas pelo tema "No trânsito, escolha a vida".


Programação
Confira a programação das ações educativas realizadas pela SMTT de Aracaju:


Quinta-feira, dia 25
Local: SEST/SENAT
Horário: 9h


Local: Unimed
Horário: 16h e 16h30


Sexta-feira, dia 26
Local: Emei Maria Clara Machado
Horários: 9h e 15h

Local: Unimed
Horários: 10h

Contatos

banner-fala-cidadao3