Open Source Sofware

Busca

Ciclista

SMTT comemora Dia Nacional do Ciclista com ação educativa




19.08.21 17:41


O Dia Nacional do Ciclista é tradicionalmente comemorado em 19 de agosto. Em alusão à data, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou nesta quinta-feira, 19, uma ação educativa com foco nos ciclistas, na avenida Etelvino Alves de Lima, no bairro Inácio Barbosa.


Com um tom lúdico, a equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT, além de parabenizar os ciclistas que passaram pela ciclovia, deram dicas de segurança e prevenção de acidentes. Segundo dados parciais da SMTT, da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e do Instituto Médico Legal (IML), de janeiro a agosto deste ano foram registrados 29 acidentes envolvendo ciclistas, dois dos quais com vítimas fatais. No mesmo período de 2020, foram 20 registros, sendo 5 óbitos.

 
“Além de celebrar o dia, o objetivo da ação é reforçar para os ciclistas a importância do uso de equipamentos de segurança e de sinalizar as intenções no trânsito, e também chamar a atenção dos condutores para o respeito ao ciclista. O modal tem ganhado cada vez mais adeptos e a Prefeitura de Aracaju vem incentivando o uso da bicicleta não só para lazer e atividade física, mas também como meio de transporte. Temos ciclovias ou ciclofaixas nas principais avenidas da cidade e a expectativa da gestão é ampliar ainda mais esses espaços na capital”, disse o superintendente da SMTT, Renato Telles.


O diretor de trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, também alerta para os cuidados que todos devem ter no trânsito. “Quando não houver ciclovia, o ciclista, por exemplo, deve compartilhar a via com os demais veículos, mas pedalando no mesmo sentido do trânsito. Isso é muito importante para a segurança do ciclista. Além disso, os condutores e motociclistas devem respeitar a distância lateral de 1,5 m dos ciclistas, como determina o CTB. No trânsito, com respeito e gentileza, todos andam bem e em segurança”, afirma.


Incentivo
A bicicleta é um meio de transporte rápido que tem conquistado cada vez mais adeptos. Atenta a isso, a Prefeitura de Aracaju busca incentivar este modal, que ocupa menos espaço no trânsito, não polui o meio ambiente e proporciona benefícios para a saúde da população.


Na Orla da Atalaia, um dos cartões-postais da cidade, a Prefeitura criou, em 2017, a Área de Proteção à Prática do Ciclismo (APPC), que consiste no bloqueio parcial da avenida Santos Dumont para a prática do ciclismo. A APPC funciona toda terça e quinta-feira, das 4h30 às 6h30, e aos sábados, das 5h às 10h, com bloqueio do sentido Praia/Centro, no trecho entre o antigo hotel Parque dos Coqueiros até o Oceanário.


Aracaju possui 75 km de ciclovias e ciclofaixas, localizadas nas principais vias da cidade, como as avenidas Beira Mar, José Carlos Silva, Tancredo Neves e Augusto Franco. Além disso, novas obras da Prefeitura contam com ciclovia ou ciclofaixa. A obra de infraestrutura do Loteamento Marivan, por exemplo, entregue à recentemente à população, possui 2 mil metros de ciclovias. A obra do Canal Beira Mar, no bairro Aeroporto, também conta com 1,5km de ciclofaixa.



Contatos

banner-fala-cidadao3