Open Source Sofware

Busca

Motorista

II Semana Municipal de Trânsito: terceira blitz educativa da semana chama a atenção para acidentes com motociclistas




08.05.14 15:38

Motociclistas são advertidos sobre respeito à faixa de pedestres. Fotos: Ascom/SMTT

Na manhã desta quinta-feira, 8, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, realizou mais uma blitz educativa para conscientizar, principalmente, motociclistas. Dessa vez, o trecho escolhido foi o cruzamento mais movimentado de Aracaju, onde convergem as avenidas Alcides Fontes, Maranhão, Euclides Figueiredo e Santa Gleide. A ação faz parte da II Semana Municipal de Trânsito (SMT), que acontece durante os dias 5 e 9 maio.


A abordagem focou na atenção às faixas de pedestres, próximas aos semáforos, já que é muito comum ver motociclistas pararem em cima das faixas, impedindo os transeuntes de utilizarem o espaço para a travessia segura. Outro ponto de advertência foi quanto às conversões proibidas também bastante observadas naquele cruzamento pelos condutores que desejam acessar um posto de gasolina na avenida Santa Gleide.


De acordo com o diretor de trânsito da SMTT, capitão J Luiz Ferreira, com o aumento do número de veículos na capital sergipana, os horários de entre-pico estão diminuindo, ou seja, os períodos de tráfego intenso estão mais longos, causando também o crescimento no número de acidentes envolvendo motociclistas, inclusive na Rotatória do DER.


“Os dados de acidentes hoje nos chamam a atenção nessa faixa de condutores que utilizam transporte em duas rodas. Observamos diversos tipos de acidentes. Desde abalroamentos ao atravessar calçadas, transitar em canteiros centrais, invadir o sinal vermelho... são inúmeras infrações que refletem nos óbitos registrados. Vemos também muitos motociclistas utilizando o capacete no cotovelo. Ele deve ser utilizado bem afivelado à cabeça, porque se não estiver, em uma possível queda, o capacete pode soltar e o motociclista bater a cabeça no solo”, orientou o diretor de trânsito.


Para o motociclista Magno Carvalho, que foi um dos abordados e ouviu da Agente de Trânsito Lisandra sobre a maneira correta de conduzir a motocicleta em uma via de tráfego tão intenso com a avenida Maranhão, achou muito importante a campanha. “Somente com a prevenção a gente pode impedir que acidentes aconteçam. Vemos na televisão muitas coisas, mas quando saímos de casa pela manhã parece que esquecemos de tudo o que vimos”, comentou.


Programação: ‘Motociata’


A programação da II Semana Municipal de Trânsito (SMT) contará ainda com uma ‘motociata’, um passeio com grupos de motociclistas em favor da paz no trânsito, com partida programada para às 19h, da Praça Luciano Barreto Jr. e chegada na Praça de Eventos da Orla de Atalaia. Para encerrar a SMT, na sexta-feira, 9, haverá a inauguração do monumento ‘Crucifixo de Carros’, no cruzamento da avenida Tancredo Neves com a BR-235.


Veja na programação: http://www.smttaju.com.br/images/pdf/IIsemana-transito-convite-2.pdf

Contatos

banner-fala-cidadao3