Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Técnicos da SMTT se capacitam em sinalização semafórica




05.11.13 20:06

Foto: Ascom/SMTT

Diante da necessidade de proporcionar fluidez com segurança à Aracaju, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria de Defesa Social e da Cidadania, proporciona uma capacitação em sinalização semafórica ao seu corpo técnico. Com duração de três dias, o curso também traz noções básicas de engenharia de tráfego. A intenção é formar uma equipe ainda mais coesa para aplicar os conceitos que estabelecem sincronia nos corredores.


Segundo o engenheiro civil especialista em trânsito e transporte, Wagner Bonetti, responsável em ministrar o treinamento, é preciso focar em atitudes eficientes para proporcionar os resultados esperados. “Sem uma base de conhecimento mais abrangente, não dá para fixar os conceitos sobre sinalização semafórica. A apostila que disponibilizo aborda exigências de órgãos como o Denatran e MUTCD, dos Estados Unidos”, informa.


Critérios de instalação de semáforos e a sua programação aplicada, com conceitos comentados e oportunidade de praticá-los em exercícios durante as 24h de curso. Os estudos que diferenciam os critérios de instalação de uma sinalização, conforme a necessidade e problemática, também são abordados entre os técnicos, engenheiros e arquitetos da Diretoria de Planejamento e Sistemas do órgão.


Para a coordenadora de sinalização da SMTT, Sheila Thereza, a oportunidade demonstra que a gestão está preocupada em administrar a mobilidade urbana de uma forma que seus recursos sejam potencializados. “Pelo amplo conhecimento do especialista, é possível nossa equipe se capacitar com noções básicas de engenharia de trânsito, fiscalização eletrônica e sinalização semafórica”, considera.


O técnico da equipe semafórica da SMTT, Miguel Ângelo dos Santos, acredita na importância do momento para seu trabalho. “É uma possibilidade de ampliar os conhecimentos no campo que atuamos para poder aplicar na prática do dia a dia”, conta.

Contatos

banner-fala-cidadao3