Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Mirante recebeu o Natal Encantado da SMTT




26.12.13 11:33

 

Apresentação aconteceu na área externa do mirante (Fotos: Ascom/Funcaju)

Em meio aos carros que voltavam na avenida Beira Mar após um dia de trabalho, o Espaço Mirante da Praia Formosa, unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) era ponto de destaque por mais uma ação desenvolvida neste final de ano. Na noite desta sexta-feira, 20, desta vez foi em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), foi apresentado o Auto de Natal.


Com apresentação do Grupo Condutores da Educação e Segurança no Trânsito (Cones), foi encenado o Natal Encantado da SMTT. O espetáculo, que falava sobre a data, também destacava a dor de pessoas que perdem parentes por acidentes de trânsito nesta época.


Para Mônica Liberato, coordenadora da educação da SMTT, esse vínculo entre as secretarias é importante. "Os órgãos precisam trabalhar juntos, já que somos da mesma gestão e temos um único objetivo que é o bem comum. Isso está acontecendo no governo de João", disse.


Criado este ano, o grupo trabalha com ações de forma lúdica em escolas particulares e municipais, realizando encenações que destacam a importância da educação no trânsito. Somente em 2013, cerca de 5 mil crianças com idades de 3 a 14 anos assistiram as apresentações.


Para a ocasião, foi criado pela coordenadora e produtora do grupo, a atriz Tetê Nahas, um texto especial em apenas um mês. "Nesta época, temos as famílias unidas e as que estão sofrendo pela falta de alguém que perderam em acidentes de trânsito. Com o auto, pretendemos sensibilizar as pessoas para ter mais atenção, principalmente na relação entre álcool e direção em datas como essa", explicou.


Com músicas e histórias de duas famílias diferentes, durante 33 minutos de duração, onze estagiários do curso de teatro da Universidade Federal de Sergipe (UFS), cantaram e encantaram as pessoas passavam no local.


Para Marli Andrade, auditora fiscal aposentada que mora na região, a oportunidade de assistir a uma peça foi interessante. "Os moradores da 13 ficam satisfeitos e contentes por essa movimentação aqui, temos oportunidade de assistir teatro ao ar livre. A gente só tem a agradecer", comentou.


A vice-presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes, falou do interesse da população em ver a manifestação cultural. "Hoje eu vi senhoras trazendo suas cadeiras para assistir o teatro, eles estão esperando pelos eventos no mirante. Esse já é um sinal que essa movimentação está sendo bem aceita pelos moradores da 13 de julho. Pretendemos continuar", declarou.


A diretora de Arte e Cultura da SEC/Funcaju, Antônia Amorosa, também participou e elogiou o trabalho do Grupo Cones. "Um trabalho como esse, feito na rapidez e com a sensibilidade de Tetê, só ela para conseguir elabora um trabalho de tão boa qualidade em tão pouco tempo. É um espetáculo visualmente simples, porém com conteúdo, com uma estrutura musical interessante e com uma mensagem de amor, afetividade, reconstrução e fortalecimento das famílias", finalizou.



Contatos

banner-fala-cidadao3