Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Lazer em Meu Bairro: SMTT levou cidadania ao Bugio




17.02.14 15:30

 

Lazer em Meu Bairro: lição e cidadania com a SMTT (Fotos: Ascom/SMTT)

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania, também esteve presente na primeira edição do programa Lazer em Meu Bairro realizado no último sábado, 15, no bairro Bugio, com intervenção urbana e educativa. A ideia de realizar esta primeira edição do evento municipal partiu de uma reunião isolada entre a chefe de gabinete da SMTT, Selma Dantas, e representantes da comunidade.


Assim, o estande da SMTT ficou voltado para o público infantil, com um viés mais lúdico, na intenção de aproximar o futuro da sociedade às questões básicas que norteiam o papel de cada um perante a cidadania. De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito, Mônica Liberato, a educação de base é trabalhada com o público jovem com a intenção de justamente transformar o olhar. “Principalmente com essa aproximação com a comunidade, do órgão público, faz as pessoas repensarem o papel da SMTT, que não é estritamente fiscalizador, mas acabam conhecendo a preocupação e comprometimento com o lado social”, considera Liberato.


Na ocasião, o vice-prefeito José Carlos Machado afirma que o programa se tornará mais abrangente, afirmando a importância de se consolidar na comunidade. “Não dá para governar entre quatro paredes. Por isso que é bom trazer os gestores para perto do povo para ouvir a sociedade, absorver suas ansiedades e tentar resolvê-las. Sou entusiasta dessa ideia. É fundamental”, avalia Machado.


No estande, a criançada que participava do programa Lazer em Meu Bairro teve acesso a um tabuleiro tapete com jogo educativo sobre os direitos e deveres do cidadão no trânsito, bem como o tabuleiro de mesa e pintura à mão. Ainda teve direção defensiva de bicicleta, com percurso acompanhado por instrutor da SMTT.


“A preocupação nossa é com a vida! A criança que participou das atividades desenvolvidas neste sábado saiu daqui mais consciente e sabendo do papel de cada um por um trânsito mais tranqüilo e seguro”, conta Mônica Liberato. Ainda na ocasião, o grupo teatral CONES realizou uma apresentação especial, evolvendo a comunidade ainda mais às questões de cidadania no trânsito.


O superintendente Nelson Felipe da Silva Filho acredita na importância da presença da SMTT em qualquer oportunidade que envolva a sociedade. “Em função do papel social que a Educação para o Trânsito presta com suas ações lúdicas e com todo o comprometimento do órgão em transformar o trânsito em um local mais justo para todos, sempre valorizando a vida de cada ator social, seja ele pedestre, motorista ou ciclista”, avalia Nelson Felipe.


A dona de casa Joice Dantas aprovou o estande da SMTT no Bugio: “eu não sabia que o órgão tinha teatro. A ideia foi muito boa, a gente deu muita risada e aprendeu também. Vou levar para casa o que aprendi”.



Contatos

banner-fala-cidadao3