Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Revitalização de faixas de pedestres é prioridade para a SMTT




03.02.15 19:38

 

Fotos - Ascom SMTT

Assim como os condutores, o pedestre deve seguir regras para a harmonia e segurança no trânsito. Uma delas é realizar a travessia segura em uma via, sendo o local indicado para isso, a faixa de pedestres. Pensando nessa proteção ao cidadão, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, priorizou a revitalização das faixas de pedestres em toda a cidade.


O trabalho de revitalização das faixas de pedestres é realizado diária e continuamente pelo Núcleo de Sinalização da Diretoria de Planejamento e Sistemas da SMTT. E para que o trânsito não seja comprometido durante o dia, a pintura é feita no turno da noite com equipe e caminhão próprios da SMTT, conferindo mais agilidade ao processo de sinalização horizontal das vias.


Quem explica é o assessor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos. “O processo de revitalização da sinalização horizontal é contínuo. Já terminamos o primeiro lote de tintas e estamos com o segundo a caminho, para não perder a continuidade. O principal desgaste da pintura acontece nas vias mais movimentadas, com grande fluxo de veículos de grande porte. E por isso, demos prioridade às faixas de pedestres, para que eles tenham segurança”, disse.


CTB

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista tem responsabilidade pela segurança do pedestre. Para os que não respeitam a preferência do pedestre, o Código prevê infrações graves e gravíssimas em cinco situações. No entanto, o pedestre não tem preferência absoluta, devendo ter responsabilidade pela sua própria segurança.


O artigo 29 do CTB prevê que a prioridade do pedestre deve-se a situação de “quando estiverem realizando a travessia nas faixas delimitadas para esse fim”, a exemplo das faixas de travessia. Os dispositivos semafóricos também fazem esse controle de travessia. “Por isso, é importante que o pedestre esteja atento à sinalização destinada a ele. Fazer contato visual com os motoristas é bastante importante. Ele precisa fazer-se visto aos outros”, enfatizou o assessor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos.


Números


Segundo Vasconcelos, no ano de 2014, o Núcleo de Sinalização da SMTT revitalizou quase 500 faixas de pedestres, sendo elas em 32 avenidas e 79 ruas. Já em 2015, 70 faixas já foram pintadas em 10 avenidas e 27 ruas. Esses números sugerem que somente no mês de janeiro deste ano, a média de faixas revitalizadas foi de 2,25 por dia.


“Lembramos que o processo é contínuo e é feito de acordo com um calendário de reapeamento asfáltico da Prefeitura e demais intervenções nas vias. O Centro da cidade, por exemplo, já teve parte de suas ruas reasfaltadas e sinalizadas, inclusive com placas de sinalização vertical. Outro exemplo é o conjunto Augusto Franco, que também teve ruas e avenidas contempladas”, concluiu.

Contatos

banner-fala-cidadao3