Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Ouvidoria da SMTT realiza atendimentos através de diversos canais




02.12.15 19:45

Fotos: Ana Lícia Menezes

A ouvidoria da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec), é um serviço que a maioria das pessoas ainda não conhecem. Mesmo assim, a população pode realizar reclamações ou solicitações através de vários meios, internet, telefone, entre outros.


A Ouvidoria da SMTT foi criada há muito tempo, porém com a chegada da atual gestão foi criada a Ouvidoria Geral de Aracaju, transformando as outras em setoriais. "Existem várias formas de entrar em contato. As pessoas podem usar o twitter da SMTT, a página do facebook ou o nosso telefone da ouvidoria (3238-4646). Hoje toda demanda da ouvidoria é registrada na página que fica na internet, o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública - TAG. A pessoa também pode acessar o site da SMTT (smttaju.com.br) e lá ter acesso a página Fala Cidadão e daí ter acesso ao TAG", explica o coordenador da Ouvidoria da SMTT, Rômulo Barros.


No site da SMTT, o cidadão cria a manifestação e o sistema gera um login e senha para acesso, podendo assim, consultar e complementar suas solicitações. Quanto às reclamações referentes ao transporte público, as punições não são de responsabilidade da SMTT. "A SMTT manda para a empresa um ofício com a manifestação e a partir daí o profissional pode ser advertido, multado e, inclusive, demitido", disse Rômulo.


De janeiro a outubro do decorrente ano, a ouvidoria da SMTT já obteve 3.869 registros. Rômulo Barros destaca a importância da ouvidoria, assim a população ajuda na fiscalização referente ao trânsito e transporte público. "Nós hoje não temos um quadro de fiscais grande, então a população nos ajuda fiscalizando os serviços, então tanto no setor de transporte público, quanto no setor de engenharia, que as pessoas solicitam faixa de pedestre, quebra-mola, semáforo, todas essas demandas são recebidas pela ouvidoria e nós passamos para o setor competente".


Além disso, a Ouvidoria realiza atendimento presencial. "Ao procurar o setor de atendimento da SMTT, as pessoas aproveitam para vir na ouvidoria fazer algum tipo de reclamação". O coordenador explica ainda que os números diários de reclamações variam. "São mais ou menos 30 reclamações por dia. Hoje o nosso atendimento maior é por telefone, então nós temos também as que são geradas pela própria ouvidoria do município. O sistema é integrado, então a pessoa liga para a ouvidoria do município, registra e lá o próprio provedor direciona para cada órgão", destaca.


"Nós trabalhamos para atender a população, com muito cuidado, com muita atenção e que a gente consiga com o intuito de dar ao cidadão uma resposta melhor e o mais rápido possível. Nós somos servidores públicos e estamos aqui para servir ao público, então é essa a nossa preocupação, que as pessoas saiam daqui bem atendidos", conclui o coordenador.

Contatos

banner-fala-cidadao3