Open Source Sofware

Busca

Pedestre

SMTT leva mensagem de conscientização no trânsito a alunos do ILBJ




11.05.18 13:47

 

Palestra aconteceu na tarde de quinta-feira, na sede do ILBJ (Foto: Ascom/SMTT)

A equipe de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju proporcionou uma tarde de conscientização para os estudantes da Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) nesta quinta-feira, 10. A atividade faz parte da programação do Maio Amarelo e tem como objetivo chamar atenção para os índices de acidentes de trânsito. 

O agente de trânsito Diego Soares ministrou uma palestra com o mesmo tema do projeto, 'Nós somos o trânsito', que destacou índices, apresentou artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e mostrou vídeos de acidentes que poderiam ser evitados se a legislação fosse respeitada. O Grupo Cones de Teatro encenou uma peça sobre adolescentes que bebem e dirigem ou não usam os itens de segurança, como capacete e cinto de segurança. 

A estudante Ana Rosa, de 20 anos, gostou do modo como o tema foi abordado. "Eles são muito engraçados. Eu sempre faço isso que eles falaram, ando de moto sem capacete e até já levei mais de uma pessoa comigo. Eu moro em Riachuelo e isso é comum no interior. Agora vejo que coloquei a minha vida e a deles em risco ", admite. 

Ketilly Beatriz, 17 anos, conhece vítimas de acidentes que poderiam ser evitados e também admite que já cometeu infrações. "Eu já andei de moto sem capacete e nem sei se pessoa tem habilitação. Sabia do risco, mas a gente nunca imagina que vai acontecer com a gente. Sempre pensa que só acontece com o outro. Apesar que meu pai já sofreu dois acidentes de trânsito", lembra.

A professora de Matemática do Instituto, Patrícia Santana, destaca as contribuições da palestra para o desenvolvimento dos estudantes. "Eles repassam tudo que ouvem aqui. E eles serão motoristas muito mais conscientes e ainda conscientizam os pais. O nosso intuito aqui é o desenvolvimento humano, cobramos em sala de aula o que eles viram na palestra", afirma a professora. 

Sobre o Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento global que chama a atenção da sociedade para o alto número de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Sergipe, a programação de 2018 é coordenada pela SMTT de Aracaju e pelo Detran/SE, com apoio da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe (PRF-SE), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal de Aracaju, Sest/Senat, Sesi e Instituto Luciano Barreto Júnior.

A programação do Maio Amarelo segue até o dia 29 e pode ser acessada em www.smttaju.com.br.

Contatos

banner-fala-cidadao3