Open Source Sofware

Busca

Trânsito

SMTT registra furto de mais de cinco mil metros de cabos semafóricos neste ano




16.05.22 19:35

 

Os semáforos da avenida José da Silva Ribeiro Filho, no bairro Siqueira Campos, cruzamento com as ruas Acre, Sergipe e Bahia, ficaram sem funcionar, na manhã desta segunda-feira, 16, devido ao furto de cabos. Agentes de trânsito e a equipe semafórica da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju estiveram no local para garantir a mobilidade urbana durante a substituição dos cabos.

Na última semana, o órgão municipal também registrou furto de 400 metros de cabos no cruzamento da avenida Tancredo Neves com a rua João Géniton da Costa, no bairro Jabotiana; no cruzamento da avenida Alcides Fontes, próximo à Praça Jaime Araújo, no bairro Siqueira Campos; e na rotatória da UBS Dona Sinhazinha. Somente neste ano, foram furtados, em Aracaju, mais de cinco mil metros de cabo.

Para coibir esse tipo de prática, a Prefeitura integra, através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), uma operação conjunta com a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) de combate a furtos e receptação de fios. Um trabalho ostensivo e preventivo que visa evitar a subtração dos fios que compõe a rede semafórica e demais equipamentos.

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, explica que essa prática ilegal prejudica a mobilidade e a segurança do trânsito, além de trazer mais custos aos cofres públicos.

“A Prefeitura vem atuando para coibir esse crime e, agora, há a integração das forças de segurança para intensificar as ações de combate. Paralelamente, a contribuição da população continua sendo fundamental. Por isso, pedimos que as pessoas denunciem à polícia atitudes suspeitas próximas aos equipamentos”, frisa Renato.

Além disso, para inibir a prática ilegal, a SMTT vem reforçando as caixas dos semáforos, como conta o diretor de Planejamento e Sistema da SMTT, Diego Carvalho. “Temos reforçado com concreto, para dificultar a abertura, e estamos mudando, gradativamente, a maneira de instalar os cabos. Mas, infelizmente, ainda temos registrado os furtos, que tanto prejudicam o trânsito. Pedimos que a população colabore, denunciando ações suspeitas”, reforça.

Denúncia

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza dois canais para a denúncia desses casos de vandalismo nos semáforos: o 153 da Guarda Municipal (GMA) e o Disque Trânsito da SMTT - 118. Os serviços funcionam 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.

Contatos

banner-fala-cidadao3