Open Source Sofware

Busca

Trânsito

SMTT sedia 2ª reunião do Fórum Permanente dos Órgãos Executivos de Trânsito dos Municípios




29.07.22 11:20

 

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, Renato Telles, participou, na tarde desta quinta-feira, 28, da 2ª reunião ordinária do Fórum Permanente dos Órgãos Executivos de Trânsito dos Municípios. No encontro, realizado de forma presencial na sede da SMTT e também online, foi discutido o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), ferramentas para a implantação do plano e as demandas dos municípios.


O Pnatrans foi criado em 2018, pela Lei nº 13.614, para orientar os gestores de trânsito do país na implementação de ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU). O plano passou por uma revisão, em 2021, que contou com a contribuição de mais de 100 especialistas, de 50 órgãos e entidades e representantes da sociedade civil.


Segundo o superintendente da SMTT, Renato Telles, a 2ª reunião ordinária foi mais uma oportunidade para a troca de boas práticas. “Pudemos levar ainda mais informação aos municípios sobre o Pnatrans e trocar experiências e boas práticas”, afirma.


O secretário nacional de trânsito (SNT), Frederico Carneiro, presidiu a reunião e explicou o objetivo do encontro.


"Essa reunião teve o propósito de levar a estratégia de implantação do Pnatrans para todo o país. Para isso, reunimos representantes dos órgãos municipais e da Secretaria Nacional de Trânsito, de modo a apresentar o trabalho que está sendo planejado em relação à Câmara Temática do Contran, quais são as ferramentas à disposição dos órgãos estaduais e municipais para poder implementar as ações, monitorar o alcance e cumprimento das metas, e assim chegarmos ao objetivo final que é reduzir o número de mortes no trânsito", frisa Frederico.


O presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Sergipe (Cetran/SE), Fabrício Alcântara, também participou presencialmente da reunião.


Contatos

banner-fala-cidadao3