Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Planejamento e ações efetivas: SMTT de Aracaju garante trânsito fluido em todas as noites dos festejos juninos da capital




01.07.25 16:19

 

Durante todo o mês de junho, Aracaju foi palco de grandes festas em diversos locais, como o Forró Caju - tradicional festa junina promovida pela Prefeitura de Aracaju - e o Arraiá do Povo, realizado pelo Governo do Estado. Graças ao planejamento estratégico e ao trabalho efetivo da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, durante todo o período de festividades não houve registro de reclamações relacionadas ao trânsito, mesmo com a intervenção viária em andamento na avenida Paulo Barreto de Menezes (Beira Mar), onde está sendo construído o Complexo Viário Maria do Carmo Alves, de responsabilidade do Governo do Estado.

Outra ação importante da SMTT, que impactou positivamente o trânsito, foi a mudança no tempo semafórico no cruzamento da avenida Mário Jorge Vieira com a avenida Urbano Neto, e no Complexo Viário das Palmeiras, com o objetivo de melhorar o fluxo dos condutores que se dirigiam à Orla. De acordo com o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, essas intervenções proporcionaram mais mobilidade a quem precisou acessar a ponte Godofredo Diniz (conhecida como Ponte dos Cajueiros) para chegar ao Arraiá do Povo.

"Historicamente, a Orla travava literalmente, e os veículos ficavam horas parados. Neste ano, mesmo com o grande fluxo de veículos, houve apenas retenções momentâneas, e o trânsito seguiu fluindo, inclusive nos horários de pico. Sabemos também do histórico de trânsito parado no entorno do Forró Caju e, com o crescimento urbano na Barra, havia uma expectativa de agravamento. Monitoramos diariamente, de forma atenta, através das câmeras do nosso Centro de Controle Operacional, todas as áreas e vias de escoamento. Esse é o resultado de um trabalho de planejamento técnico", explicou.

Em todas as noites do Forró Caju, agentes de trânsito atuaram em pontos estratégicos nos arredores da festa, auxiliando na organização do fluxo de veículos e na orientação a condutores e pedestres. Segundo o superintendente Nelson Felipe, o trabalho realizado por eles foi essencial para manter o trânsito tranquilo, mesmo nas noites de maior público.

"Tivemos noites em que a festa estava lotada, com fechamento de portões, e, ainda assim, o trânsito seguiu fluindo. Contamos com agentes de trânsito dedicados, trabalhando com empenho e mostrando, de fato, a vontade de fazer da mobilidade um grande foco desta gestão. Por isso, há um forte sentimento de pertencimento deles à nossa SMTT", afirmou.

Contatos