SMTT de Aracaju participa da abertura do III Encontro Nacional de Educação para o Trânsito do DNIT
20.08.25 15:45
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Quarta, 20 Agosto 2025 15:45
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) marcou presença na abertura do III Encontro da Equipe Nacional de Educação para o Trânsito do DNIT, realizado na noite de terça-feira, 19, no Del Mar Hotel, na capital sergipana. O evento, cuja programação se estenderá até a próxima sexta-feira, 22, reuniu autoridades, técnicos e especialistas para debater estratégias e políticas públicas voltadas à segurança viária.
Durante a abertura, o superintendente Nelson Felipe, que participou da solenidade representando a prefeita Emília Corrêa, ressaltou que a educação no trânsito faz parte da formação cidadã e deve ser ensinada o mais cedo possível. “Quando a gente fala de educação para o trânsito, a gente fala de salvar vidas. É algo que tem que ser ensinado no lugar certo, que é a escola, desde o ensino fundamental, desde a idade mais tenra. Desta forma certamente não precisaremos fazer encontros discutindo acidentes. É na escola que devemos aprender o respeito às regras de circulação. Quero conclamar a cada um de vocês, educadores, que façam um trabalho com dedicação. É preciso mostrarmos às pessoas que é preciso estarmos vivos, que é preciso respeitar as normas e os códigos de trânsito”, disse.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Sergipe, Halpher Luiggi, enfatizou que a mudança de mentalidade é de grande importância para reduzir os acidentes. “O que evita o sinistro de trânsito é a postura de cada um. Mas a educação muda a nossa mentalidade, transforma nossa forma de agir no dia a dia. E vejo aqui pessoas que querem lutar por essa mudança. Para que aquele filho fale aos próprios pais para colocarem o cinto de segurança, que respeitem o limite de velocidade, que não dirijam falando ao celular. Isso muda a vida das pessoas”, declarou.
A abertura do encontro contou com a palestra “A Educação para o Trânsito como política pública de urgência nacional e de relevância social”, ministrada por Roberto Victor Pavarino Filho, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Ele destacou que a proposta é promover uma reflexão mais crítica sobre a educação viária. “Este é o terceiro encontro que estamos tendo para estar promovendo a educação para o trânsito de forma crítica e analítica. Não é um debate meramente prescritivo, mas que envolve professores e estudantes na busca de soluções”, declarou.
O encontro segue até a próxima sexta-feira, 22, com uma programação diversificada, incluindo painéis, mesas-redondas e debates que tratam de temas como mobilidade urbana sustentável, integração entre órgãos e segurança viária.
Também estiveram presentes na abertura: a consultora técnica da SMTT de Aracaju, Selma Dantas; o diretor de Trânsito da SMTT, Julio César Zambon; a coordenadora da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT, Monike Barbosa, e agentes de trânsito.
III ENET
O III Encontro da Equipe Nacional de Educação para o Trânsito do DNIT (ENET) é promovido pelo DNIT, por meio da Coordenação de Multas e Educação para o Trânsito (CMET/CGPERT/DNIT) e da Superintendência Regional do DNIT em Sergipe (SR do DNIT/SE). Também integra a organização do encontro o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito (NEPET), subdivisão do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que é parceiro do DNIT no desenvolvimento do Programa Conexão DNIT.
Nesta edição, os principais temas que serão abordados nas palestras, mesas redondas e painéis serão: a urgência e relevância da instituição de políticas públicas de Educação para o Trânsito (EPT); a integração institucional como estratégia para a consolidação da EPT; e a Inovação e Interatividade como ferramentas do Programa Conexão DNIT.