Prefeitura realiza mobilização em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito
12.11.25 20:41
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Quarta, 12 Novembro 2025 20:41
Dezenas de cruzes fincadas no canteiro da rotatória do Ceasa, no cruzamento da avenida Gentil Tavares com a Coelho e Campos, compuseram a cena de uma importante ação em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, que é celebrado sempre no terceiro domingo do mês de novembro. Atores representando vítimas que tiveram seus sonhos e vidas interrompidas por sinistros impactavam visualmente quem passava pelo local. A campanha, promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), teve início na manhã desta quarta-feira, 12, e se estenderá até a sexta-feira, 14.
Desde às 6h, servidores, agentes de trânsito e a equipe do Grupo Cones de Teatro abordavam motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, mostrando a necessidade da prudência no trânsito, e lembrando que, somente neste ano, até o dia 11 de novembro, 57 pessoas morreram vítimas de sinistros de trânsito em Aracaju. Além das cruzes fixadas no chão, simbolizando as pessoas que perderam suas vidas, os servidores e agentes mostraram placas com imagens e mensagens impactantes, como: “O sono é traiçoeiro”, explicando que conduzir o veículo com sono é uma das grandes causas de sinistro, e “Gente atenta não atende o celular”, mostrando a importância de não utilizar o aparelho celular durante a condução do veículo.
Eles também abordaram os condutores que passavam pelo local, levando informações, distribuindo panfletos informativos e laços nas cores preta e branca, e promovendo reflexões sobre as consequências de atitudes imprudentes no trânsito. Atores do Grupo Cones de Teatro, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET), fizeram uma performance caracterizados com personagens que representavam pessoas mortas por sinistros.
De acordo com a consultora técnica da SMTT de Aracaju, Selma Dantas, ações como esta são essenciais para sensibilizar a sociedade sobre a importância da responsabilidade e do compromisso de todos com a preservação da vida. “Nenhuma morte é aceitável no trânsito. Até hoje, neste ano, já tivemos 57 em Aracaju, e metade delas foram com motociclistas. São condutores que usam um veículo frágil e nós, da SMTT, temos essa preocupação com todos. Precisamos, junto aos outros órgãos de trânsito, buscar uma saída para melhorar essa situação. Estamos conclamando a sociedade para virar essa chave. Não dá para a gente continuar com tantas mortes no trânsito, deixando uma legião de sequelados nos hospitais ou em suas casas. Famílias estão sendo impedidas de continuar seus sonhos”, disse.
O diretor de Trânsito da SMTT, Julio César Zambon, afirmou que a responsabilidade no trânsito deve ser compartilhada. “Todos devem participar do processo e buscar soluções para reduzir os sinistros e as vítimas do trânsito. O que a gente verifica em nosso dia a dia nas fiscalizações são algumas infrações que contribuem diretamente para os sinistros e para os óbitos, principalmente o uso do celular ao volante, que é um fator de distração muito forte, e o excesso de velocidade, que está sempre ligado a outras irregularidades que, somadas, resultam em sinistros. É preciso entender que estar no trânsito é viver em sociedade, é estar compartilhando o mesmo espaço”, destacou.
Conscientização
A ação de conscientização foi elogiada por pessoas que passaram pelo local e se sentiram impactadas com a mensagem. Foi o caso da técnica de enfermagem Vanessa de Jesus Souza, de 32 anos, que como pedestre, sabe da necessidade do respeito no trânsito para salvar vidas. “Esta ação da SMTT é necessária para orientar e conscientizar a população, os condutores e os pedestres em relação aos acidentes, para que não causem um dano irreversível com um ato irresponsável no trânsito. É preciso que todos respeitem as sinalizações”, disse.
Opinião semelhante teve o vidraceiro Lúcio Santos, que conduzia seu carro e foi abordado pela equipe da SMTT com a mensagem de conscientização. “Acho essa campanha ótima. Eu mesmo às vezes ando um pouco mais rápido, mas penso que todos devem ter uma relação melhor no trânsito, principalmente com os motociclistas", afirmou.
Já o prestador de serviços Alexandre Silva Costa, de 48 anos, passou de bicicleta pela ciclovia próxima à rotatória, onde presenciou toda a ação. “Qualquer campanha que seja para a melhoria e que traga mais responsabilidade e respeito no trânsito é bom para a gente, tanto para os ciclistas, como para os pedestres, motoristas e motoqueiros. No trânsito, qualquer descuido pode levar à morte. Se todos tiverem respeito, uns com os outros, acredito que a vida de todos pode ser melhorada”, declarou.
Mortes em sinistros
De 1º de janeiro até 9 de novembro deste ano, 57 pessoas morreram vítimas de sinistros de trânsito em Aracaju. Desse total, 29 estavam em motocicletas, 15 eram pedestres, cinco ciclistas, cinco eram condutores em outros veículos e três passageiros. O mesmo período do ano passado foram 45 mortes, sendo 22 motociclistas, nove ciclistas, 11 pedestres e três em demais veículos, representando um aumento de 26,7%, segundo dados estatísticos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Instituto Médico Legal (IML), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran) e Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPrv).
Cronograma
A ação em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito terá continuidade na quinta-feira, 13, na rotatória do Posto Sinhazinha, na avenida Adélia Franco; e na sexta-feira, 14, na rotatória do Complexo das Palmeiras, na Avenida Beira-Mar, sempre a partir das 6h.