Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Ação educativa orienta condutores sobre fiscalização automatizada nos corredores exclusivos




22.01.26 14:24

Fotos: Ascom/SMTT

 

A fiscalização automatizada dos corredores de ônibus começará a operar em Aracaju a partir do dia 1º de fevereiro, e para conscientizar os condutores que trafegam pela capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou na manhã desta quinta-feira, 22, a ação educativa “Sorria, você está sendo filmado”.

Logo no início da manhã, a equipe de Educação para o Trânsito esteve no cruzamento da Avenida Adélia Franco com a Avenida Marieta Leite, abordando os motoristas e orientando sobre os horários de restrição dos corredores. A equipe do Grupo Cones de Teatro conversou com os condutores e motociclistas sobre a importância de obedecerem os horários dos corredores e informou sobre a fiscalização automatizada, que passará a valer no início de fevereiro.

Atualmente existem quatro corredores: na Avenida Hermes Fontes, Avenida Augusto Franco, Avenida Beira Mar e Centro/Jardins. O sistema utiliza câmeras capazes de identificar as placas dos veículos que circulam indevidamente nos corredores. As imagens captadas passam por uma triagem automatizada, mas todas as possíveis infrações são analisadas e homologadas por um agente de trânsito antes da autuação, garantindo segurança jurídica e precisão no processo.

O diretor de Trânsito da SMTT, Julio César Zambon, explica que já é proibido trafegar nos corredores nos períodos de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h, conforme sinalização existente. “A fiscalização já é feita por amostragem pelos agentes de trânsito. E a partir do primeiro dia 1º de fevereiro, durante os horários já pré-determinados, os corredores de ônibus serão fiscalizados automaticamente para que, apenas ônibus, táxis identificados e transportes escolares circulem nesses períodos. Nos demais horários, qualquer veículo pode circular nesses corredores”, explicou.

Ele destaca, ainda, que a medida também está diretamente ligada à melhoria da mobilidade urbana e ao fortalecimento do transporte coletivo. “O transporte público é importantíssimo para a mobilidade coletiva, e a Prefeitura vem trabalhando firmemente em aperfeiçoar o processo com ônibus elétricos e ônibus com ar condicionado. Os corredores exclusivos são um incentivo ao transporte público”, disse.

Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito, Lacerda Júnior, ações educativas como essa são fundamentais para reforçar a conscientização dos condutores. “Apesar da fiscalização nos corredores já ser constante, a gente faz esse trabalho de educação para o trânsito porque o nosso objetivo maior não é autuar os condutores, mas garantir que eles transitem com mais fluidez e segurança viária”, destacou.