SMTT facilita acesso a carteirinhas de Passe Livre, estacionamento e outros serviços no Tamo Junto Aracaju
24.01.26 15:54
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Sábado, 24 Janeiro 2026 15:54
Grupo Cones de Teatro interagiu de forma lúdica com as crianças
Jocelino dos Santos, pintor
Eslania dos Santos Diniz, dona de casa
Prefeita Emília Corrêa interage com as crianças
Agentes de trânsito orientaram o fluxo de veículos no local
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Oliva Alves
Grupo Cones de Teatro interagiu de forma lúdica com as crianças
Jocelino dos Santos, pintor
Eslania dos Santos Diniz, dona de casa
Prefeita Emília Corrêa interage com as crianças
Agentes de trânsito orientaram o fluxo de veículos no local
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Oliva Alves
Os moradores do bairro Santa Maria e regiões vizinhas tiveram neste sábado, 24, uma manhã marcada por cuidado, proximidade e acesso facilitado aos serviços da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que mais uma vez esteve presente no Tamo Junto Aracaju, projeto promovido pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov). Esta 5ª edição aconteceu na Escola Municipal Jornalista João Oliva Alves e reuniu mais de 100 serviços gratuitos voltados à cidadania.
A proposta de levar os serviços para dentro do bairro, em um sábado pela manhã, foi bastante elogiada pela população, especialmente por quem trabalha durante a semana e enfrenta dificuldades para ir até os órgãos públicos em horário comercial. Foi o caso da pedagoga Thainá Madeiro, de 30 anos, que esteve no local para solicitar a carteirinha do Passe Livre.
“As pessoas têm dificuldades de acesso a esses serviços por morarem distante, por dificuldades de locomoção, ou porque trabalham durante toda a semana. Então hoje tivemos o prazer de estar aqui, em um dia de sábado, com esses serviços à nossa disposição”, disse.
Durante o evento, os cidadãos aproveitaram a oportunidade para resolver pendências e buscar orientações sem precisar se deslocar até a sede da SMTT. Foram ofertados serviços como a emissão imediata de cartões de estacionamento para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, orientações sobre perícia médica para PcDs, informações sobre passe livre no transporte coletivo, contestação de multas e atendimentos da Ouvidoria.
O Grupo Cones de Teatro, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT, também fez parte da programação, interagindo com as crianças e ensinando de forma lúdica sobre bons hábitos no trânsito. “O trabalho da SMTT com as crianças, trazendo a conscientização sobre o trânsito desde cedo, ensinando a atravessar na faixa de pedestre, a obedecer o sinal, tudo isso é muito bom. Estou adorando”, disse a pedagoga Thainá Madeiro, que levou o filho para o Tamo Junto Aracaju.
O pintor Jocelino dos Santos, de 51 anos, também foi em busca do Passe Livre. “Gostei porque tudo o que a gente precisa ficou próximo das pessoas, que não precisam se deslocar para outro local para resolver. Levar os atendimentos para dentro dos bairros ajuda a todos nós, que muitas vezes não temos tempo”, afirmou.
Já a dona de casa Eslania dos Santos Diniz, de 36 anos, tem um filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e também foi beneficiada pela ação. “Meu filho é autista, então vim pegar a carteirinha que dá direito à gratuidade no ônibus. Estou muito feliz por termos o Tamo Junto hoje aqui, onde podemos resolver as coisas que a gente precisa”, disse.
Sobre o Tamo Junto Aracaju
Criado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), o projeto Tamo Junto Aracaju tem como objetivo aproximar os serviços públicos da população, descentralizando atendimentos e fortalecendo o vínculo entre gestão e comunidade.
Realizado mensalmente, o projeto reúne diversas secretarias e órgãos municipais, como Saúde (SMS), Família e Assistência Social (Semfas), Educação (Semed), Meio Ambiente (Sema), Esporte e Juventude (Sejesp), Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), entre outros. A iniciativa oferece ações nas áreas de saúde, cidadania, cultura, esporte, empregabilidade e bem-estar, promovendo inclusão social e ampliando o acesso da população aos serviços públicos de forma prática e eficiente.