SMTT realiza 200 vistorias em táxis e transportes escolares no mês de janeiro
05.02.26 19:48
-
Criado em Quinta, 05 Fevereiro 2026 19:48
Joandeson Soares, coordenador de Transportes Públicos
Joandeson Soares, coordenador de Transportes Públicos
No primeiro mês de 2026, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, realizou 200 vistorias em táxis e veículos do transporte escolar. As vistorias são essenciais para assegurar que os veículos estejam aptos e com condições adequadas de segurança.
Para garantir a segurança e o cumprimento das normas, a SMTT realiza vistorias veiculares em sua sede, localizada na rua Roberto Fonseca, nº 200, no bairro Inácio Barbosa. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30, e as inspeções são feitas no pátio do órgão, onde são avaliadas as condições de segurança e os itens exigidos pela legislação. A vistoria analisa, entre outros pontos, iluminação, retrovisores, lanternas, chaparia, tacógrafo, pneus, estepe, extintor de incêndio e cintos. Caso sejam identificadas irregularidades, o veículo só poderá voltar a operar após as devidas correções.
O coordenador de Transportes Públicos da SMTT, Joandeson Soares, destaca que, em janeiro, foram vistoriados 177 táxis e 23 transportes escolares. Desse total, 147 táxis e 19 transportes escolares foram aprovados. Ele explica que os que foram reprovados não necessariamente perdem a autorização. “Eles ficam momentaneamente impedidos de renovar o alvará. Então eles precisam resolver as pendências que foram identificadas e retornar para a vistoria, para finalmente fazer a renovação e obter a autorização para funcionamento do serviço”, afirmou.
São diversas as situações que podem reprovar um veículo durante a vistoria, como problemas com o layout, pneus, plotagem, lâmpada queimada, ou mesmo alguma irregularidade documental. “A depender do problema, às vezes é algo fácil e rápido de resolver, o permissionário acaba retornando para a vistoria no mesmo dia, e o veículo é aprovado”, explicou Soares.
As inspeções são realizadas anualmente, sempre que o permissionário solicita a renovação do alvará. “Temos apenas uma ressalva, que são os veículos que possuem mais de dez anos de fabricação. Para esses, as vistorias devem ser realizadas a cada seis meses”, informou.
Como solicitar a vistoria
Para passar pela inspeção, o permissionário deve comparecer ao Atendimento da SMTT e solicitar a renovação do alvará. É necessário apresentar documento de identidade, CNH, Certificado de Aferição de Taxímetro ou Tacógrafo, comprovante de residência, certidão de antecedentes criminais, declaração de imposto de renda e o certificado do curso de taxista ou de transporte escolar.
Com a documentação conferida, o veículo é encaminhado para a vistoria, realizada no mesmo dia, no pátio da superintendência. Se o veículo for aprovado na inspeção, o permissionário retorna ao setor de Atendimento e pega o seu alvará renovado.