Open Source Sofware

   

Busca

Transporte

SMTT intensifica fiscalizações contra transporte clandestino em Aracaju Transporte e Trânsito




06.02.26 09:23


Fotos: Ascom / SMTT

 
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), tem intensificado o combate ao transporte irregular de passageiros na capital. A atuação tem como foco condutores que utilizam veículos particulares e se passam por taxistas, oferecendo o serviço de forma clandestina, sem qualquer tipo de autorização.
 
De acordo com o coordenador de Transportes Públicos da SMTT, Joandeson Soares, esses condutores costumam angariar passageiros principalmente em pontos estratégicos da cidade. “Eles ficam captando passageiros, sobretudo no desembarque da rodoviária, onde essa prática é mais notória, mas também atuam em outros locais, como a região central da cidade, a área dos mercados, grandes atacadões e o aeroporto. Esses condutores pegam os passageiros, acertam um valor previamente e acabam tirando a clientela dos taxistas regulares, que são devidamente autorizados a prestar o serviço”, afirma.
 
As fiscalizações realizadas pela SMTT ocorrem de forma pontual e estratégica. O coordenador destaca que as ações precisam ser cuidadosamente planejadas. “Quando eles percebem uma fiscalização ostensiva, saem do local ou deixam de realizar o transporte naquele momento. Como não temos condição de estar 24 horas na mesma localidade, fazemos levantamentos a partir de informações recebidas e, com base nisso, montamos operações estratégicas para realizar a abordagem adequada e as autuações necessárias”, detalha Soares.
 
Durante as operações, quando a irregularidade é constatada, o veículo é recolhido, o auto de infração é lavrado e os passageiros são obrigados a desembarcar. O transporte irregular traz diversos prejuízos, tanto para os profissionais legalizados quanto para a população. “Além de tirar os passageiros do transporte regular, dos taxistas autorizados, há a questão da insegurança. É um transporte que não tem nenhum tipo de controle da SMTT, não passa por vistoria e acaba oferecendo um serviço precário, colocando em risco a integridade de quem opta por esse tipo de transporte”, alerta o coordenador.
 
Mesmo com a fiscalização permanente da SMTT, a orientação é para que a população também adote cuidados ao utilizar o serviço de transporte. Os táxis regulares possuem alvará do taxista exposto na lateral do veículo, além de serem plotados e identificados com número de registro e a marca da SMTT.
 
Para denúncias ou reclamações, os passageiros podem entrar em contato com a Ouvidoria da SMTT pelos telefones (79) 3179-1400 e 3179-1401.